Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Minha vida a Nu

Toda a nossa vida pode ser escrita, contada, relatada, silenciada. Cada um pode decidir... Assim, decidi eu, transmitir uma das muitas histórias que há para contar... Vale a pena? Talvez, porque a minha história pode ser a sua...

Minha vida a Nu

Toda a nossa vida pode ser escrita, contada, relatada, silenciada. Cada um pode decidir... Assim, decidi eu, transmitir uma das muitas histórias que há para contar... Vale a pena? Talvez, porque a minha história pode ser a sua...

E...Como viver com a mentira?

verdade_mentira.jpg

Este é um tema com pano para mangas!!! Todos nós temos experiência com a verdade e com a mentira. E, cada história... é uma boa história sobre este tema.

Ao longo da vida, vamos encontrando pessoas que se vão revelando com o tempo... perdendo valores que defendiam, acusando os outros de maluquice, mentindo sobre quem são... do que gostam, do que fazem... no fundo, viveram sempre numa mentira...

Mas, a culpa é nossa... quando conhecemos as pessoas... desde logo nasce uma empatia, uma ligação especial... Nós próprios fantasiamos essa pessoa. Acreditamos aos nossos olhos que ela é especial. Encantamo-nos com o doce que se nos oferece...muitas vezes ignorando a nossa voz interior que diz...Cuidado!

Eu, passei a não ignorar essa voz. A escolher entre a verdade e a mentira... e, mesmo que escolha a mentira e, deixe essa pessoa explanar tudo aquilo que não é... no dia que a verdade se revela... não estarei desiludida. Já contava mais cedo ou mais tarde que o carácter se revelaria quando em confronto...com o que é bom só para essa pessoa ou o que é bom para todos... Não há hipótese... a falta de carácter... manifesta-se sempre!

o-tempo-des-mascara-as-aparencias-revela-a-mentira

Quando partilhamos uma vida com essas pessoas... vemos que há uma grande necessidade e um cuidado extremo com as aparências... dizer que se gosta quando não gosta... modificar valores da sua formação constantemente... o estar na hora certa e, quantos mais estiverem a ver melhor se comportam... capacidade para sorrir... calma e descontraídamente para quem nem podem "aturar"... mentir, para se defender... e criar toda uma imagem sagrada... pura e perfeita... sem mácula. Impossível reconhecer de imediato... essas pessoas moldam-se ao que gostamos, ao que somos...  e, com o tempo... vão-se revelando... vão reorganizando as culpas... aguardam momento perfeito para revelar o carácter...e, fazem-no de uma forma... impressionante... chegamos a pensar que não fazemos nada de jeito... que somos nós que acusamos e, fomos nós que criamos todo o problema... vivemos com uma responsabilidade sobre um problema que não é nosso.... a nossa única culpa... foi termos decidido continuar numa mentira que... já se tinha revelado com um caracter... pobre.

Essas pessoas... criam em nós e nos nossos amigos toda uma mentira camuflada de verdade... que, chegamos a pensar... enganei-me. Sou parva por isto, por aquilo... e, voltamos a acreditar.... até que um dia... o tempo... nos revela... a nossa parvoíce... em acreditar em valores e a respeitá-los por essas pessoas... quando na verdade... deveríamos ter sido... mais firmes... E exigir dessas pessoas de personalidades inconstantes...que se decidam, naquela hora, naquele momento exato... pela verdade ou pela mentira.

que-as-mentiras-alheias-nao-confundam-as.jpg

Senti, pelo que sofri, com gente assim... que, elas nos estudam melhor do que pensamos... elas reparam nas nossas falhas.. e, sabem como camuflar a verdade... de uma forma fria e calculista. Elas, atacam nos nossos maiores pontos fracos... sermos verdadeiros... sermos leais.

E... Como viver com a mentira?

Eu aprendi a observar melhor as pessoas... a ouvi-las melhor... percebendo os gestos e as atitudes perante mim... e todos os outros que se encontram à nossa volta. Aprendi a ver melhor... a sentir mais e, a dar-me conta do que me parece verdadeiro ou falso... A decidir se aceito a mentira... porque não me é importante... e, faço o mesmo jogo... Ou se aceito a verdade... e... tenho, para mim, que a verdade do que somos....se revela com o tempo... basta... sorrir e esperar....

"Aquele que diz uma mentira não callcula a pesada carga que põe em cima de si, pois tem de inventar infinidade delas para sustentar a primeira." Alexander Pope

... E, se nos apercebermos da primeira mentira.... para quê acreditar em todas as outras que se lhe sucedem?

Eu... vivo com a mentira à minha volta.... e, sabem? De uma forma... que já não me desilude. Encaro a verdade em cada um... aceito ou não perdoo a mentira à primeira... dependendo da importância que essas pessoas têm para mim.

Não tem qualquer importância o que possam mentir sobre mim... ou fazer-me de culpada perante parentada que acredita nas mentiras e as vive... sob temas tabus... e, reclamam e dirigem críticas a todos os que vivem à sua volta. Mas, não são capazes de dizer o que sentem... camuflam o que são... com o poder da dupla personalidade e, com a falta de caráter. O querer ser perfeito...é uma coisa... "achar" que o é... é muito diferente... pois... a camuflagem constante... acaba por se tornar excessiva... e, quando isso acontece... a verdade... aparece... e, a cada dia que passa... vão ficando cada vez mais restritos num círculo pequeno... e favorável à mentira. Sentem-se felizes com isso? Dúvido... Mentem uma vez mais...mas, a sua verdade... da mentira... se expõe... docemente... como se camuflou.  

Essas pessoas foram a grande mentira na minha vida... e, hoje...a nova aparência...a nova mentira... aguenta firme... pacata e sem exageros de maior... O tempo... revela-se... apenas nos pequenos pormenores... o caracter.

Apenas temos de aceitar a mentira deles... viver a verdade que somos... e, sorrir... enveredando pelo caminho da verdade... da justiça... e dos valores que nos suportam... naturalmente... sendo exemplo da verdade.

Mesmo que essa verdade signifique não gostarem ou acreditarem em mim...Valeu a pena... seguir o caminho da verdade...

"Com o engodo de uma mentira, pesca-se uma carpa de verdade." William Shakespeare

Cuidado... com o caminho que escolhem...